terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bem-aventurado


Feche os olhos e visualize um lugar onde você possa relaxar completamente.
Observe tudo o quê, na sua imaginação, estaria em sua volta.

Que aroma você sente?

Qual é a temperatura do local?

Por que ele é tão calmo?

E então, tente abrir os olhos e manter essa sensação por todo o dia.

Mais relaxado? Aposto que sim. Sentiu vontade de fazer outra vez? Provavelmente. O ser humano busca incansavelmente o "sentir". Vivemos para isso - E quando nos deparamos com algo realmente gostoso de se presenciar, procuramos senti-lo novamente, saborear essas gotas de sentido mais uma vez. E é isso que nos torna humanos. Um animal não ficaria feliz apenas em ver seu igual; Aliás, ao menos sabemos se os animais têm sentimentos - Tentamos ver se eles choram como humanos, riem como humanos ou agem como humanos, e eles só terão sentimentos, segundo alguns, quando sentirem como humanos. Serão desprezados, até lá, toda e qualquer forma de sentimento que um animal ter - apenas porque geralmente o ser humano só enxerga com seus próprios olhos - Já que ele não consegue entender os sentimentos animais, eles não existem.

Mas o que seria um sentimento, na verdade? Algo que só um coração poderia fazer? Algo que seja pura e simplesmente indescritível? Um segmento de impulsos elétricos? Talvez sim, talvez não. Do ponto de que não sabemos certamente ao menos o que é sentir, a definição de um sentimento é tarefa árdua.

E por que não sentir? Descobrimos o mundo sentindo. Nos enganamos deixando esses sentidos de lado. Pergunte para alguém sobre um hobby - o que os encoraja de seguirem esse hobby? Viver. E, puxando para um lado mais "frases de agenda", viver é uma coisa rara; a maioria das pessoas apenas existe.

Oras, se sentir algo é tão bom assim, por qual razão desse mundo deixamos de sentir as coisas?

Sinta hoje. Sinta amanhã - e espero que você tenha sentido algo ontem também. Não tenha medo de sentir, nem discrimine um sentimento - sentir é um segredo que guardamos conosco e que é impossível de se compartilhar. Sentir é viver. E viver não é apenas se jogar da ponte preso de um cabo ou escalar o Everest. Viver é apenas sentir. Seja um amor, seja um orgulho, seja um amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário