quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Castelo

Um castelo se ergue majestoso em meio as árvores e casas e colinas. Em sua época, era um símbolo do poder, da riqueza, da inteligência. Por seus corredores andava o rei, ser inquestionavelmente inteligente e corajoso, o qual todos deveriam cortejar solenemente. Assim, existia dentro do castelo um outro castelo. Unanimidade; Monopólio. E a Igreja, então, era Senhora indiscutível do conhecimento; qualquer dúvida, qualquer diferença, uma heresia.

E, diante de revoluções, diante de protestos, mudanças e tudo mais, nada disso mudou: Ainda temos, na sociedade de hoje em dia, a Nobreza e o Clero. Não é mais uma nobreza que vive em castelos ou solares, nem um clero que vive apenas do dinheiro da paróquia; as duas classes ainda estão vivas por suas ideologias: a nobreza, que tem seu poder baseado no capital (ou na falta dele), e o clero, que se sustenta pregando "verdades".

Hoje em dia, qualquer um pode ficar importante de uma hora paara outra. E o que é ser importante? Ser influente. Assim, as "verdades" de qualquer ser desse mundo pode influenciar o pensamento das pessoas, alvos fáceis na Era da Informação. Assim, não só pessoas ricas e estudadas influenciam você. Qualquer um pode te influenciar.

Posto dessa forma, tome cuidado para não agir de acordo com algo que não sabe - a Nobreza tentará te enganar mostrando que roupas de marca são úteis, e/ou também exibindo que uma vida pobre e simples é a chave do sucesso. O Clero, por sua vez, tentará te ludibriar pregando que seus ideais são humanos, que você está em meio ao inferno e que pode se salvar acreditando em tudo que ele diz. Alguns dirão que você tem que se rebelar contra o "sistema", mas como ir contra o "sistema" e não ter que necessariamente se juntar a esses? Como disse Platão, "Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua". E essa é a frase que define os dias de hoje.

Assim, proponho uma boa atividade: Tente se perguntar, às vezes, o porquê das coisas. "Por que eu gosto de roupas de marca?" "Por que dizem que somos manipulados pelo 'Sistema'?". Questione-se. Isso sim é a verdadeira chave para a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário